A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) se solidariza com a população do Estado do Rio Grande do Sul que, passados pouco mais de seis meses após a cheia histórica que provocou perdas de vidas e devastou cidades do Vale do Taquari, enfrenta novamente as consequências dos eventos extremos. As chuvas volumosas e persistentes ocorridas nas últimas semanas se estenderam sobre o território do Estado do Rio Grande do Sul, ocasionando o maior desastre provocado por chuvas extremas no Estado. Milhares de pessoas estão desabrigadas em função das inundações, deslizamentos de terra e rompimentos de açudes e barragens, que resultaram em perdas de vidas e muitos desaparecidos.
A ABRHidro reforça sua posição sobre a necessidade do desenvolvimento de pesquisas, tecnologias, monitoramento, fomentando as discussões sobre a ocorrência de desastres e o aumento da magnitude e frequência desses eventos extremos causados pela emergência climática, além de apoiar estratégias e a concepção de políticas públicas necessárias para que a sociedade tenha maior resiliência e proteção diante de um cenário futuro de transformações.
Por meio da sua Regional Sul, a ABRHidro está organizando um cadastro com corpo técnico de profissionais com habilitação nas diferentes áreas do conhecimento, e que desejam prestar voluntariamente apoio técnico especializado às Defesas Civis Municipais e Estadual nas ações de mitigação e de resposta ao pós-evento climático extremo ocorrido no Rio Grande do Sul.
Endereço institucional (SEDE)
Av. Bento Gonçalves, 9500Endereço para recebimento correspondências institucionais
ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi