As áreas costeiras são locais onde estão fixadas boa parte da população brasileira e onde se situam grandes metrópoles do país. Tais áreas são estratégicas e relevantes em termos: econômicos, pois abrigam portos e hidrovias, por onde boa parte da produção brasileira é exportada; sociais, pois além de concentrar grande número de habitantes, são polos turísticos; e ambientais, pois abrigam ecossistemas com grande biodiversidade. Soma-se a isso o fato de a costa ser uma das principais áreas impactadas no contexto das mudanças climáticas.
A compreensão da dinâmica de ambientes costeiros mostra-se importante na área de Recursos Hídricos. Por outro lado, a inserção de temáticas relacionadas a Engenharia Costeira nos eventos e publicações da ABRHidro, sobretudo no SBRH, é atualmente bastante pequena. Exceto em alguns poucos cursos de graduação e pós-graduação, pode-se dizer que o mesmo ocorre nas universidades brasileiras. As temáticas referentes a recursos hídricos continentais são amplamente difundidas e debatidas na comunidade científica brasileira. Todavia, relativamente à extensão da costa brasileira, são poucos os profissionais de engenharia que se dedicam a atuar com recursos hídricos costeiros.
Nesse contexto, a criação da Comissão Técnica de Engenharia Costeira tem como objetivo uma maior inserção desta área nos eventos e publicações da ABRHidro. Uma vez que a associação é a maior do país na área de recursos hídricos, entendemos que é importante sua atuação na área de processos marítimos e costeiros. No longo prazo, busca-se também difundir essa temática no meio técnico-científico.
Há no Brasil uma série de instituições que sediam grupos de pesquisa atuantes na área de recursos hídricos marítimos e costeiros, como por exemplo: UFF, UFRJ, UERJ, UNICAMP, USP, UNESP, UFRGS, UFSC, UFPR, UFES, UFBA, UFRN, UFPA, UFC, dentre outras. Tais instituições situam-se em todas as regiões do Brasil.
Uma vez criada, a comissão de Engenharia Costeira pretende divulgar suas atividades para todos estes grupos de pesquisa, bem como convidar eventuais interessados para o SBRH e outros eventos nos quais a comissão venha a participar.
Endereço institucional (SEDE)
Av. Bento Gonçalves, 9500Endereço para recebimento correspondências institucionais
ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi