Dentre os diversos tipos de desastres naturais atualmente observados ao redor do mundo, os mais recorrentes são os hidrológicos, tais como inundações, movimentos de massa úmida e secas.
O número de ocorrências de desastres naturais tem aumentado nos últimos anos, superando os registros do século passado, de acordo com o Banco de Dados do Centro para Pesquisa em Epidemiologia de Desastres (CRED). No Brasil, os desastres hidrológicos, meteorológicos e climatológicos são os que mais afetam as pessoas, segundo dados do Atlas e dos Anuários Brasileiro de Desastres Naturais. Em 2023, houve um recorde no registro de desastres no Brasil, destacando-se o papel das chuvas intensas como gatilho para inundações e movimentos de massa úmida. Além disso, depois da seca histórica no Nordeste (2012-2017), na Amazônia também foi observada a pior seca nesse bioma.
A Comissão Técnica de Desastres da Associação Brasileira de Recursos Hídricos foi criada durante o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH) de 2017, com o objetivo de atuar neste campo com as seguintes atividades: demonstrar a importância dos Recursos Hídricos na Gestão de Risco de Desastres; incentivar o desenvolvimento de trabalhos e projetos na área; desenvolver material didático (livros, palestras, cursos) e promover em anos intercalados com o SBRH o Encontro Nacional de Desastres (END) da ABRhidro.
Endereço institucional (SEDE)
Av. Bento Gonçalves, 9500Endereço para recebimento correspondências institucionais
ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi