REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919
Instrução aos autores para submissão de artigo – Revista de Gestão de Águas da América Latina – REGA -
Política Editorial
Os artigos deverão ser escritos em português. Aceitam-se artigos em espanhol e em inglês devendo obrigatoriamente conter o TÍTULO, o RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE em português.
O artigo enviado não deve estar em processo de submissão para outra revista ou agência para publicação, e não deverá ter sido publicado anteriormente, exceto como um resumo para um evento científico. De acordo com o parágrafo único do artigo 2º das Regras da REGA, o escopo da Revista abrange assuntos relacionados às seguintes áreas: hidráulica, relações entre recursos hídricos e saneamento ambiental, água urbana, hidrometeorologia, irrigação, drenagem, quantidade de água e gestão da qualidade, energia hidrelétrica, limnologia, hidrogeologia, erosão, sedimentação, tecnologias ambientais, medições e instrumentação de recursos hídricos.
O manuscrito deverá ser enviado pela internet para o seguinte endereço: http://www.abrh.org.br/rega de acordo com as instruções de uso. Deve ser submetido arquivo separado intitulado Filiação e Contribuição dos Autores, onde é apresentado os nomes dos autores e quais as contribuições individuais de cada um para o manuscrito apresentado. Além da identificação dos autores via sistema, é solicitado que (também via sistema) o arquivo seja enviado em Doc com o nome completo e afiliação dos autores (instituição, município, estado, país, email, ORCID) e descrição das contribuições individuais. Esta informação será usada se o artigo for aceito para publicação. O autor deve concordar com as seguintes condições (através do sistema) quando o manuscrito é enviado: assumir a responsabilidade pelos demais autores, se houver, como co-responsáveis pelo conteúdo técnico-científico do artigo, conforme o artigo 5º da Lei nº 9610, sobre direitos autorais.
Os manuscritos subdivididos em partes I, II, etc, devem ser registrados separadamente, mas serão submetidos aos mesmos revisores. Os manuscritos podem conter figuras coloridas (figuras, gráficos, gráficos e outros), mas o tamanho máximo permitido do arquivo completo é de 30Mb (Megabytes). Manuscritos que não seguem estas diretrizes serão devolvidos aos autores para corrigir os problemas. A classificação dos manuscritos enviados como Científicos / Técnicos, e que os Editores e/ou Revisores interpretam como estando no estilo de uma Nota Técnica deve ser alterada, e eles serão reavaliados se as alterações forem solicitadas. Se os autores não concordarem com a alteração da Nota Técnica, o manuscrito será rejeitado.
Conflito de interesse
A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O revisor ad hoc deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.
Sistema de Processamento e Revisão por Pares / Critérios para arbitragem
Os manuscritos são enviados a dois revisores para avaliação e devem apresentar uma contribuição técnica e científica para a comunidade.
Os manuscritos deverão ser submetidos através do sistema eletrônico da REGA para submissão de manuscritos em http://www.abrh.org.br/rega, onde o autor responsável será informado, bem como todos os dados para a identificação dos coautores. O manuscrito recebido será tratado de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Conselho Editorial da Revista.
O processo de revisão de manuscritos no REGA é meticuloso. Revisores voluntários aplicam seus conhecimentos e dedicam muitas horas de seu precioso tempo para garantir que os artigos sejam publicados dentro de um período definido e serão apropriados para publicação na REGA.
Revisão técnica: Os trabalhos serão avaliados primeiramente quanto ao cumprimento das regras de publicação e documentação necessárias para apresentação dos manuscritos. Caso não estejam de acordo com as instruções, elas serão devolvidas aos autores para adaptá-las ao escopo da revista. Se o manuscrito não estiver dentro dos parâmetros esperados, ele será devolvido ao autor correspondente pelo Editor Chefe.
Pré-análise: os manuscritos aprovados pela revisão técnica serão submetidos aos Editores Associados para apreciação quanto à sua adequação ao escopo da revista. Se o manuscrito não estiver dentro dos parâmetros esperados, ele será devolvido ao autor correspondente pelo Editor Chefe.
Análise de mérito e conteúdo: os manuscritos aprovados pelos Editores Associados serão avaliados por mérito e método científico por pelo menos dois repórteres ad-hoc de unidades que não são aquelas de onde vem o artigo, além do Editor Chefe. O Editor Chefe decidirá se o manuscrito será aceito. Quando o original tiver que ser revisado, o manuscrito será devolvido ao autor correspondente para modificação. Uma versão revisada com as alterações feitas será reenviada pelos autores e reavaliada pelo Editor Chefe, Editores Associados e revisores conforme necessário. Os manuscritos que foram recusados, mas que poderiam ser reformulados, podem retornar como um novo artigo, iniciando outro processo de julgamento.
Tanto os avaliadores quanto os autores, ao longo do processamento da submissão de artigos, podem ser identificados pela outra parte.
Os conceitos emitidos nos trabalhos publicados serão de responsabilidade exclusiva dos autores e não são obrigados a refletir a opinião do Editor Chefe ou do Conselho Editorial.
Conselho Editorial
O conselho editorial da REGA é composto pelo Editor Chefe, Editores Associados e Editor Executivo (Veja no Conselho Editorial). O Editor Executivo é a principal pessoa responsável por seguir o processo de revisão do manuscrito no REGA, convidando Revisores e informando os Autores, e assim ajudando os Editores Associados no processo. O Editor Chefe, além de estabelecer diretrizes para o REGA, também está envolvido em casos polêmicos e analisando apelos de autores sobre a Decisão Editorial.
Recursos contra uma decisão editorial
O(s) autor (es) pode(m) recorrer de uma decisão editorial para rejeitar um manuscrito. Este procedimento deve ser realizado através do sistema, utilizando a opção “Enviar E-mail”, para o manuscrito rejeitado. Os autores devem fornecer elementos que justifiquem o recurso que será analisado pelo Editor Associado e pelo Editor Chefe. Se o recurso for aceito, o processo de revisão do manuscrito pode ser reaberto.
Declaração de Direito Autoral
No ato do envio do artigo, observe que os autores, ao concederem a Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro (editora da REGA) o direito de publicar o trabalho e aceitam os termos e condições da licença CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/); que permite a ABRHidro reproduzir, distribuir, executar publicamente, criar adaptações e usar comercialmente a obra, se declarada pelo autor. A ABRHidro tem o direito exclusivo de determinar todos os aspectos técnicos da publicação, incluindo a forma de distribuição. Além disso, os autores concedem a ABRHidro uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira:
1. Armazenar o trabalho em formato eletrônico, distribuir partes de todo ou todo o trabalho com o objetivo de promover a ABRHidro por meio de redes de computadores e outras mídias digitais; gravar o trabalho de qualquer forma, incluindo mídia digital, e reproduzi-lo de qualquer forma, inclusive mídia digital;
2. registrar o trabalho na memória de computadores públicos localizados no escritório da ABRHidro (ou salas utilizadas pela ABRHidro);
3. disponibilizar o trabalho e enviá-lo através de redes multimídia, esp. Internet e Intranet on-line, sob demanda, inclusive disponibilizando o trabalho publicamente, para que qualquer pessoa possa obter acesso ao trabalho ou a suas partes, onde e quando for conveniente para eles.
Atribuição Creative Commons (CC BY): permite que outras pessoas distribuam e copiem o artigo, para criar extratos, resumos e outras versões revisadas, adaptações ou trabalhos derivados de ou de um artigo (como uma tradução), para incluir em um trabalho coletivo ( como uma antologia), para extrair texto ou dados do artigo, mesmo para fins comerciais, desde que creditem o(s) autor(es), não representem o autor como endossando sua adaptação ao artigo e não modifiquem o artigo em de maneira a prejudicar a honra ou a reputação do autor.
Direitos de Autor
Para a publicação de acesso aberto, a REGA usa um contrato de licença exclusivo. Os autores manterão os direitos autorais juntamente com os direitos de uso acadêmico e a REGA receberá direitos de publicação e distribuição.
Política de auto arquivamento do autor
A REGA permite e incentiva os autores a postar itens submetidos à revista em sites pessoais e repositórios institucionais ou financiadores após a publicação. A versão final publicada em PDF deve ser usada e os detalhes bibliográficos que creditam a publicação nesta revista devem ser incluídos.
Formato do arquivo
O texto deve ser compatível com o formato do editor do Microsoft Word (Doc ou Docx). As seguintes diretrizes devem ser obedecidas:
Configuração da página
Tamanho do papel: A4 (210x297 mm);
Colunas: Uma coluna
Espaço entre linhas: simples;
Figuras ou tabelas que excedam a largura de uma coluna devem ser inseridas em uma seção no final do artigo ou em um arquivo anexado;
As equações não devem exceder a largura de uma coluna;
Numere as páginas e não use cabeçalhos, rodapés ou notas de rodapé;
Numere as linhas de cada página;
O nome do documento que contém o artigo em formato Word não deve conter partes ou nomes completos do autor principal e / ou co-autores;
Fontes - texto e tabelas: fonte Garamond de 10 pontos; títulos de tabelas e figuras: 9 pontos Garamond negrito; outros títulos: 11 pontos Garamond negrito
Ilustrações e tabelas - Largura recomendada para figuras: uma coluna no manuscrito; tamanho máximo: 17 x12 cm; As linhas usadas nas figuras e gráficos não devem ser muito finas e os textos e legendas não devem ser muito pequenos ou muito grandes em relação ao tamanho da figura; Legendas: fotos tracejadas ou em escala de cinza, em preto e branco; os artigos podem ser impressos em cores; Tente criar tabelas que se encaixem em uma coluna do manuscrito ou, no máximo, metade de uma página; As figuras devem ser incluídas no texto e enviadas em arquivo separado em formato TIFF, JPEG, PCX, GIF ou BMP, com resolução mínima de 300 dpi.
Equações: Sempre que possível, prepare caracteres matemáticos e equações usando o Microsoft Equation disponível em todas as versões do Word no Microsoft Office, 2003. Os usuários do Word 2007/2010 podem enviar arquivos no formato Docx e usar o novo editor de equações disponível nessas versões.
Referências
Todas as referências devem ser citadas no texto e vice-versa;
As citações no texto devem ser em letras minúsculas e referências em letras maiúsculas.
Artigo Científico / Técnico
Isso se refere ao relatório de uma pesquisa original, com uma hipótese bem definida, favorecendo tópicos inovadores. Os textos devem cobrir os itens destacados em letras maiúsculas e em negrito, sem parágrafo e sem numeração, deixando dois espaços (duas vezes ENTER) após o item anterior e um espaço (um único ENTER) para iniciar o texto na seguinte ordem: para um artigo em português ou espanhol: título (português ou espanhol); nome dos autores, abstract (abstract), palavras-chave (palavras chave); título (inglês), resumo e palavras-chave. Para um artigo em inglês: título (inglês), nome dos autores; resumo, palavras-chave; título (português), resumo e palavras chave. Para garantir que a análise por pares seja cega, os trabalhos submetidos devem ser apresentados sem autores e notas de rodapé.
TÍTULO: centralizado; deve ser claro e conciso, permitindo a identificação imediata do conteúdo do artigo, tentando evitar palavras como: análise, estudo e avaliação. Os manuscritos devem apresentar o título em português e inglês, possibilitando a apresentação de um resumo bilíngue.
AUTORES: O número de autores deve ser o mínimo possível, considerando apenas pessoas que realmente participaram do artigo e são capazes de responder por ele integralmente ou em partes essenciais. Os autores devem apresentar filiação completa, indicando a instituição, cidade, estado e país. Quando necessário, o Conselho Editorial poderá solicitar justificativas para explicar a presença dos autores no trabalho, bem como apresentar a indicação da contribuição de cada autor. Os autores serão identificados no artigo enviado para avaliação. Os editores removerão os nomes dos autores antes de enviá-los aos revisores, e as informações só serão inseridas nos artigos depois que o artigo for aprovado.
RESUMO: O texto deve começar na segunda linha após o item, deve ser claro, conciso e deve explicar o (s) objetivo (s) pretendido (s) buscando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos adotados, os resultados mais significativos e conclusões, com um máximo de 12 linhas. Abaixo, na segunda linha após o item, deve aparecer o KEYWORDS (no máximo seis tentando não repetir as palavras no título). escrito em letras minúsculas e negrito. Uma versão completa do ABSTRACT em inglês deverá apresentar a seguinte distribuição: TITLE, ABSTRACT e KEYWORDS.
INTRODUÇÃO: Apresenta o tema a ser discutido, seus objetivos e finalidades, informando quais métodos foram utilizados, delimitação precisa da pesquisa em relação ao campo do conhecimento, períodos abrangidos, e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho, utilizando bibliografia recente (últimos 5 anos) e, preferencialmente, periódicos.
MATERIAL E MÉTODOS: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, esclarecendo as condições sob as quais o estudo foi realizado. Quando os métodos são especificamente conhecidos para serem usados, a referência por si só será suficiente, caso contrário, é necessário descrever os procedimentos utilizados e as adaptações feitas. Unidades de medida e símbolos devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As ilustrações (figuras, gráficos e fotografias, etc.) devem ser apresentadas com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferencialmente na mesma posição no texto, e podem ser coloridas. As ilustrações podem ter partes coloridas e a legenda abaixo. Eles devem ser numerados sucessivamente com algarismos arábicos. Tabelas: evite mesas longas com dados supérfluos, adapte seus tamanhos ao espaço de trabalho do papel e, na medida do possível, coloque somente linhas horizontais contínuas; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas, e também devem apresentar o título em inglês. Fotografias podem ser coloridas. Na discussão compare os resultados com os dados obtidos na bibliografia.
CONCLUSÕES: Eles devem ser baseados apenas nos resultados do estudo. Evite repetir os resultados em uma listagem subsequente, buscando comparar o que foi obtido com os objetivos iniciais estabelecidos. As conclusões devem ser escritas facilitando a interpretação do artigo sem a necessidade de consultar outros itens do mesmo.
AGRADECIMENTO (S): inseri-lo (s) quando necessário de forma concisa, após as conclusões.
REFERÊNCIAS: As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e normalizadas de acordo com as normas da APA, detalhadas na 6ª edição do Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). Deve ser referenciado todos os autores mencionadas no texto e em tabelas, figuras ou ilustrações. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. Sugere-se que pelo menos 70% das referências sejam dos últimos 5 anos e 70% de artigos de periódicos.
CITAÇÕES: Todas as citações no texto devem constar da lista de Referência. As citações no texto devem aparecer em letras minúsculas e, quando inseridas entre parênteses no final do parágrafo, devem estar em letras maiúsculas, existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações), a mesma será identificada com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação. Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., sem italico, mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: SILVA (2010) apud Santos (2012). Quaisquer dúvidas, consultar a norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). É aconselhável que, antes de redigir o artigo, os autores tomem como base de formatação um artigo publicado no último número da revista.
Nota técnica
Deve apresentar avanços tecnológicos sem apresentar uma hipótese. Quando se trata de um estudo de caso, as conclusões devem apresentar proposições. Deve ser escrito em linguagem técnica, de fácil compreensão, sobre um assunto relacionado aos campos de conhecimento cobertos pela Revista, pelo (s) autor (es) apresentando experiência sobre o assunto, orientando os diferentes usuários da REGA. Apenas a apresentação de artigos que contribuem para o assunto é justificada, não apenas casos pessoais ou casos com interesse limitado. Há maior liberdade de estilo do que para artigos científicos, e as notas técnicas devem conter principalmente os seguintes itens: Título, Autor (es), Resumo, Palavras-chave, Introdução, Descrição do Sujeito, Conclusões e Referências. A identificação dos autores será incluída somente após o artigo ser aceito para publicação. Os artigos devem ser escritos de acordo com as mesmas diretrizes para artigos científicos, com as seguintes particularidades;
O cabeçalho da primeira página deve mostrar a identificação: NOTA TÉCNICA, em letras maiúsculas, sublinhado, negrito, centrado e espaçado a 1,1 cm da margem superior.
INTRODUÇÃO: deve conter um breve histórico, explicando a importância, o estado atual do assunto com base em uma revisão da literatura, apresentando claramente o objetivo do artigo.
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO: com diferentes títulos que podem ser divididos em subitens, deve-se discutir o assunto, apontando as bases teóricas, apresentando experiências e recomendações, discutindo e criticando situações, baseando-se, tanto quanto possível, em bibliografia e padrões técnicos.
CONCLUSÕES: quando apropriado, devem ser redigidos de forma clara e concisa, de acordo com as metas estabelecidas. Não deveria ser uma simples reformulação simplesmente apresentando os outros parágrafos do artigo novamente.
EXEMPLOS
CITAÇÕES NO TEXTO
Um autor
No parágrafo Silva (2000) ou
Entre parênteses(Silva, 2000)
Dois autores
No parágrafo Santos e Luz (2010) ou
Entre parênteses(Santos & Luz, 2010)
Três ou mais autores:
No parágrafoMelo et al. (2012) ou
Entre parênteses (Melo et al., 2012)
Documentos do mesmo autor publicados no mesmo ano:
No parágrafo Brasil (2000a, 2000b) ou
Entre parênteses(Brasil, 2000a, 2000b)
REFERÊNCIAS
Incluir apenas as referências citadas no texto, em tabelas e ilustrações já publicadas, organizadas em ordem alfabética por sobrenome de autor (es) e em letras maiúsculas. Use o recurso tipográfico de itálico para destacar o título do trabalho. Pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 5 anos e 70% de artigos em periódicos. Se houver alguma dúvida, consulte as normas da APA, detalhadas na 6ª edição do Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).
Exemplos:
ARTIGO DE PERIÓDICO
Brown, A. E., Western, A. W., McMahon, T. A., & Zhang, L. (2013). Impact of forest cover changes on annual streamflow and flow duration curves. Journal of Hydrology, 483, 39-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.jhydrol.2012.12.031.
ARTIGO DE PERIÓDICOON-LINE
Vaz, C. A. B., & Silveira, G. L. (2014). O modelo PEIR e base SIG no diagnóstico da qualidade ambiental em sub-bacia hidrográfica urbana. RBRH, 19(2), 281-298. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=165&SUMARIO=4757
LIVRO
Ioris, A. A. R. (Ed.). (2012). Tropical wetland management: the South-American Pantanal and the international experience. Farnham: Ashgate.
CAPÍTULO DE LIVRO
Ruiz, H. A., Ferreira, P. A., Rocha, G. C., & Borges Junior, J. C. F. (2010). Transporte de solutos no solo. In Q. J. van Lier (Ed.), Física do solo (pp. 213-240). Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
Autor distinto da obra no todo
RUIZ, H. A.; FERREIRA, P. A.; ROCHA, G. C.; BORGES JUNIOR, J. C. F. Transporte de solutos no solo. In: van LIER, Q. J. Física do solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. cap. 6, p. 213-240.
DISSERTAÇÕES/TESES
Renner, L. C. (2010). Geoquímica de sills basálticos da formação Serra Geral, sul do Brasil, com base em rocha total e micro-análise de minerais (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
DISSERTAÇÕES/TESES ON-LINE
Costa, L. (2014). Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-29122014-170217/fr.php
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO
Berlato, M. A., Martins, E. J., Cordeiro, A. P. A., & Oderich, E. H. (2007). Tendência observada da precipitação pluvial anual e estacional do Estado do Rio Grande do Sul e relação com a temperatura da superfície do mar do Oceano Pacífico. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia [CD-ROM]. Campinas: CBAGRO
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO ON-LINE
Fechine, J. A. L., & Galvíncio, J. D. (2010). Aplicação do teste de Menn Kendall na análise de tendências climáticas em anos de El Niño - Bacia Hidrográfica do Rio Pontal – Estado de Pernambuco. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. São José dos Campos: INPE. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/42_65198.pdf
DOCUMENTOS LEGAIS
Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. (2005, 18 de março). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.
HOMEPAGE
Agência Nacional de Águas - ANA. (2019, 08 de outubro). Recuperado em 20 de setembro de 2019, de https://www.ana.gov.br/
Editorial Policy
Manuscripts should be written in Portuguese. Articles in Spanish and English are accepted and the TITLE, ABSTRACT, and KEY-WORDS must be in Portuguese.
The article sent should not be in the process of submission to another journal or agency for publication, and should not have been published previously, except as an abstract for a scientific event. According to the single Paragraph of Article 2 of REGA Rules, the scope of the Journal covers topics related to the following subject areas: hydraulics, relations between water resources and environmental sanitation, urban water, hydrometeorology, irrigation, drainage, water quantity and quality management, hydropower, limnology, hydrogeology, erosion, sedimentation, environmental technologies, measurements and instrumentation of water resources.
The manuscript should be sent by internet to the following address: http://www.abrh.org.br/rega according to the instructions for use. A separate file entitled Affiliation and Contribution of Authors must be submitted, where the names of the authors and the individual contributions of each to the submitted manuscript are presented. Besides the identification of the authors via the system, it is requested that (also via the system) the file be sent in Doc with the complete name, affiliation (institution, city, state, country, email and ORCID) and contribution of the authors. This information will be used if the article is accepted for publication. The author must agree to the following conditions (via the system) when the manuscript is sent:
Take responsibility for the other authors, if any, as co-responsible for the technical and scientific content of the article, according to Article 5 of Brazilian Law N. 9610, regarding Copyright
The manuscripts subdivided into parts I, II, etc., must be registered separately, but will be submitted to the same reviewers. The manuscripts may contain figures in color (pictures, graphs, plots, and other), but the maximum permissible size of the complete file is 30Mb (Megabytes). Manuscripts that do not follow these guidelines will be returned to the authors to correct the problems. The classification of manuscripts sent as Scientific/Technical, and that Editors and Reviewers interpret as being in the style of a Technical Note should be altered, and they will be reevaluated if alterations are requested. If the authors do not agree with the change to the Technical Note, the manuscript will be rejected.
Conflict of interest
Public reliability in the peer review process and the credibility of published articles depend, in part, on how conflicts of interest are managed during writing, peer review and decision-making by the editors.
When authors submit a manuscript, they are responsible for recognizing and disclosing financial or other conflicts that may have influenced their work. Authors must recognize in the manuscript all financial support for the work and other financial or personal connections in relation to the research. The ad hoc reviewer must disclose to the editors any conflicts of interest that may influence his opinion on the manuscript and, when applicable, must declare himself disqualified to review it.
Processing and Peer Review system/ Criteria for refereeing
The manuscripts are sent to two reviewers for evaluation and should present a technical and scientific contribution to the community.
The manuscripts should be submitted through the REGA’s electronic system for manuscript submission at http://www.abrh.org.br/rega, where the author responsible will be informed, as well as all the data for the identification of the co-authors. The manuscript received will be treated according to the procedures established by the Journal Editorial Board.
The manuscript-reviewing process in the REGA is meticulous. Voluntary reviewers apply their knowledge and dedicate many hours of their precious time to ensure that the articles will be published within a defined period and will be appropriate for publication in the Journal.
Technical review: The papers will be evaluated first as to compliance with the rules of publication and documentation required to submit the manuscripts. If they are not by the instructions, they will be returned to the authors to adapt them to the scope of the journal. If the manuscript is not within the expected parameters, the Editor in-Chief will return it to the corresponding author.
Pre-analysis: the manuscripts approved by the technical review will be submitted to the Associate Editors for appreciation regarding their adequacy to the scope of the journal. If the manuscript is not within the expected parameters, the Editor in-Chief will return it to the corresponding author.
Analysis of merit and content: the manuscripts approved by the Associate Editors will be evaluated for merit and scientific method by at least two ad-hoc reporters from units that are not those from which the paper comes, besides the Chief Editor. The Chief Editor will decide whether the manuscript will be accepted. When the original has to be revised, the manuscript will be returned to the corresponding author for modification. A revised version with the changes made will be re-submitted by the authors and reevaluated by the Chief Editor, Associate Editors, and reviewers as needed. The manuscripts that have been refused, but which could be reformulated can return as a new paper, beginning another judgment process.
After approval regarding scientific merit, an independent expert appointed by the journal will submit the papers to a final review. The author(s) will pay for this service, and the necessary procedure, the value of the service and the form of payment of the professional will be sent to the corresponding author. If they are not adequate, the papers will be sent to the authors for revision.
Throughout the article submission process, both reviewers and authors are not identified by the other party.
The concepts issue in the papers published will be the exclusive responsibility of the authors and are not obliged to reflect the opinion of the Chief Editor or Editorial Board.
Editorial Board
The editorial board of the REGA comprises the Chief Editor, Associate Editors and Executive Editor (Look at Editorial Board). The Executive Editor is the main person responsible for following the manuscript review process at the REGA, inviting Reviewers and informing Authors, and thus helping the Associate Editors in the process. The Chief Editor, besides establishing guidelines for the REGA is also involved in polemical cases and analyzing appeals by authors regarding the Editorial Decision.
Appeals against an Editorial Decision
The author(s) can appeal an Editorial Decision to reject a manuscript. This procedure should be performed via the system using the option “Send E-mail,” for the rejected manuscript. The authors should supply elements that justify the appeal which will be analyzed by the Associate Editor and Chief Editor. If the appeal is accepted, the manuscript review process may be re-opened.
Copyright Statement
When submitting the article, please note that:
The authors, when granting the Brazilian Water Resources Association - ABRHidro (editor of REGA) the right to publish the paper and accept the terms and conditions of the CC BY 4.0 license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), allow ABRHidro to reproduce, distribute, perform publicly, create adaptations and use the work commercially, if declared by the author. ABRHidro has the exclusive right to determine all technical aspects for publication, including the form of distribution. In addition, the authors grant ABRHidro a non-exclusive license to use the work as follows:
1. Store the work in electronic format, distribute parts or all of the paper in order to promote ABRHidro through computer networks and other digital media; record the paper in any form, including digital media, and reproduce it in any form, including digital media;
2. Record the paper in the memory of public computers located in the ABRHidro office (or rooms used by ABRHidro);
3. Make the paper available and send it through multimedia networks, esp. Internet and Intranet online, on demand, including making the paper publicly available, so that anyone can gain access to the paper or its parts, wherever and whenever it is convenient for them.
Creative Commons Attribution (CC BY): Allows other people to distribute and copy the paper; to create extracts, abstracts and other revised versions, adaptations or derivative works from the paper (such as a translation); to include in a collective work ( as an anthology); to extract text or data from the paper, even for commercial purposes, as long as they credit the author (s), do not represent the author as endorsing their adaptation to the paper and do not modify the paper in such a way as to harm the author's honor or reputation.
Copyright
For open access publishing, REGA uses an exclusive license agreement. Authors will retain copyright together with academic use rights and REGA will receive publication and distribution rights.
Author self-archiving policy
REGA allows and encourages the authors to post items submitted to the journal on personal websites and institutional or financial repositories after publication. The final version published in PDF must be used and the bibliographic details that credit the publication in this journal must be included.
File Format
The text should be compatible with the Microsoft Word editor format (Doc or Docx). The following guidelines should be obeyed:
- Configuration of the page
-
Size of paper: A4 (210x297 mm);
-
Columns: one column
-
Spacing between lines: simple;
-
Figures or tables that exceed the width of a column should be inserted into a section at the end of the article or in an attached file:
-
Equations must not exceed the width of a column.
-
Number the pages and do not use headers, footers or footnotes;
-
Number the lines of each page;
-
The name of the document that contains the article in a Word format should not contain parts or complete names of the principal author and co-authors
-
Fonts - text and tables: 10- point Garamond font; titles of tables and figures: 9-point Garamond Bold; other titles: 11- point Garamond Bold
-
Illustrations and tables
Width recommended for figures: one column in the Journal; maximum size: 17 x12 cm;
The lines used in the figures and graphs should not be too fine, and the texts and captions should not be too small or too big concerning the figure size;
Captions: cross-hatched or grayscale, black and white photos; the articles can be printed in color if the author pays the additional printing costs;
Try to create tables that will fit into one column of the Journal or, at most, half a page;
The figures should be included in the text and sent in a separate file in TIFF, JPEG, PCX, GIF or BMP format, with a minimum resolution of 300 dpi.
- Equations
Whenever possible, prepare mathematical characters and equations using the Microsoft Equation available in all versions of Word from Microsoft Office, 2003. Users of Word 2007/2010 can send files in the Docx format and use the new equation editor available in these versions.
- References
- All references must be cited in the text and vice versa;
- Citations in the text should be in small letters and references in capital letters.
Scientific/Technical Article
This refers to the report on original research, with a well-defined hypothesis, favoring innovative topics. The texts should cover the items highlighted in capital letters and in bold, without a paragraph and numbering, leaving two spaces (twice ENTER) after the previous item and one space (a single ENTER) to begin the text in the following order: for an article in Portuguese or Spanish: title (Portuguese or Spanish); name of authors, abstract (resumo), keywords (palavras chave); title (English), abstract and keywords. For an article in English: title (English), name of authors; abstract, keywords; title (Portuguese), resumo and palavras chave. To make sure that peer analysis will be blind, the papers submitted should be presented without authors and footnotes.
TITLE: Centered; it should be clear and concise, allowing immediate identification of the article content, trying to avoid words such as analysis, study, and evaluation. The manuscripts should present the title in Portuguese and English, enabling the presentation of a bilingual summary.
AUTHORS: The number of authors should be the minimum possible, considering only people who participated in the article and can answer for it fully or in essential parts. The authors must present complete affiliation, indicating the institution, city, state, and country. When necessary, the Editorial Board may request justifications to explain the presence of the authors in the paper, as well as present the indication of the contribution made by each author. The authors will be identified in the paper sent for evaluation. The editors will remove the authors’ names before sending them to the reviewers, and the information will only be inserted into the articles after the paper is approved.
ABSTRACT: The text must begin on the second line after the item, it should be clear, concise and must explain the intended objective(s) seeking to justify their importance (without including references), the main procedures adopted, the most significant results and conclusions, with a maximum of 12 lines. Below it, on the second line after the item, should appear the KEYWORDS (at most six trying not to repeat the words in the title). Written in small letters and bold. A complete version of the ABSTRACT in English should present the following distribution: TITLE, ABSTRACT, and KEYWORDS.
INTRODUCTION: This presents the topic to be discussed, its objectives and purposes, informing what methods were used, precise delimitation of the research in relation to the field of knowledge, periods covered, and other elements needed to situate the topic of the work, using recent bibliography (last 5 years) and, preferably periodicals.
MATERIAL AND METHODS: Depending on the nature of the work, a characterization of the experimental area must be inserted, clarifying the conditions under which the study was performed. When the methods are specifically known to be used, the reference alone will be enough, otherwise it is necessary to describe the procedures used and the adaptations made. Units of measure and symbols must follow the International System of Units.
RESULTS AND DISCUSSION: Illustrations (figures, charts, and photographs, etc.) must be presented with sufficient size and details for the final composition, preferably in the same position in the text, and may be colored. Illustrations can have parts that are colored, and the caption below. They must be numbered successively with Arabic numerals. Tables: avoid long tables with superfluous data, adapt their sizes to the workspace of the paper and, as far as possible, place only horizontal continuous lines; their captions should be concise and self-explanatory, and should also present the title in English. Photographs can be colored. In the discussion compare the results with the data obtained in the bibliography.
CONCLUSIONS: They should be based only on the results of the study. Avoid repeating the results in a subsequent listing, seeking to compare what was obtained with the initial objectives established. The conclusions should be written making it easier to interpret the article without the need to consult other items of the same.
ACKNOWLEDGMENT(S): insert it (them) when necessary concisely, after the conclusions.
REFERENCES: The references should be placed in alphabetic order and normalized according to Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). All authors mentioned in the text and in tables, figures or illustrations should be referenced. Avoid citations of abstracts, unpublished papers and personal communications. It is suggested that at least 70% of the references be from the last 5 years and 70% from articles and periodicals.
CITATIONS: All citations in the text should be in the list of References. The citations in the text should appear in small letters and, when inserted between parentheses at the end of the paragraph, should be in capital letters. If there are other citations of the same author(s), in the same year (other publications), they will be identified by small letters (a, b, c), after the year of publication. When there are three or more authors only the first author will be cited in the text, followed by et al, without italics, but in the final bibliographic list, the other names should also appear. When making a citation the work consulted directly is identified: the author and/or the work cited in this is indicated as follows: SILVA(2010) apud Santos (2012). If there are any doubts, consult the Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). It is advisable that before drafting the manuscript, the authors take an article published in the last issue of the journal as a formatting base.
Technical Note
It must present technological advances without presenting a hypothesis. When it is a case study, the conclusions should present propositions. It should be written in technical language, easy to understand, on an issue related to the fields of knowledge covered by the Journal, by author(s) showing experience on the subject matter, providing guidance for the different REGA users. Only the presentation of articles that contribute to the subject is justified, not simply personal cases or cases with a limited interest. There is greater freedom of style than for scientific articles, and technical notes should mostly contain the following items: Title, Author(s), Abstract, Keywords, Introduction, Description of the Subject, Conclusions and References. The authors’ identification will be included only after the article is accepted for publication. The articles must be written according to the same guidelines for Scientific Articles, with the following particularities;
The header of the first page should show the identification:: TECHNICAL NOTE, in capital letters, underlined, bold, centered and spaced 1.1 cm from the top margin.
INTRODUCTION: should contain a brief history, explaining the importance, the current status of the subject based on a review of the literature, clearly presenting the purpose of the article.
DESCRIPTION OF THE SUBJECT: with different titles that can be divided into sub-items, one should discuss the subject, pointing out the theoretical bases, presenting experiences and recommendations, discussing and critiquing situations, based as much as possible on bibliography and technical standards.
CONCLUSIONS: when appropriate, they should be written clearly and concisely, consistent with the goals set. It should not be a simple restatement simply presenting the other paragraphs of the article again.
EXAMPLES
CITATION IN THE TEXT
One author:
In paragraph Silva (2000) or
Between parentheses: (Silva, 2000)
Two authors:
In paragraph Santos and Luz (2010) or
Between parentheses: (Santos & Luz, 2010)
Three or more authors:
In paragraph: Melo et al. (2012)
Between parentheses: (Melo et al., 2012)
Documents by the same author, published the same year:
In paragraph: Brasil (2000a, 2000b)
Between parentheses: (Brasil, 2000a, 2000b)
Citation with page number
One page: Santos & Luz (2010, p10)
Page interval: (Santos & Luz, 2010, pp. 11-21)
REFERENCES
Include only the references cited in the text, in tables and illustrations that have already been published, organized in alphabetic order by surname of author (s) and capital letters. Use the typographic resource in italics to highlight the title of the work. At least 70% of the references should be from the last 5 years and 70% from articles in periodicals. If there is any doubt, consult the Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).
Examples:
ARTICLE IN A JOURNAL
Brown, A. E., Western, A. W., McMahon, T. A., & Zhang, L. (2013). Impact of forest cover changes on annual streamflow and flow duration curves. Journal of Hydrology, 483, 39-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.jhydrol.2012.12.031
ARTICLE IN AN ON-LINE JOURNAL
Vaz, C. A. B., & Silveira, G. L. (2014). O modelo PEIR e base SIG no diagnóstico da qualidade ambiental em sub-bacia hidrográfica urbana. RBRH, 19(2), 281-298. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=165&SUMARIO=4757
BOOK
Ioris, A. A. R. (Ed.). (2012). Tropical wetland management: the South-American Pantanal and the international experience. Farnham: Ashgate.
BOOK CHAPTER
Ruiz, H. A., Ferreira, P. A., Rocha, G. C., & Borges Junior, J. C. F. (2010). Transporte de solutos no solo. In Q. J. van Lier (Ed.), Física do solo (pp. 213-240). Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
DISSERTATIONS/THESES
Renner, L. C. (2010). Geoquímica de sills basálticos da formação Serra Geral, sul do Brasil, com base em rocha total e micro-análise de minerais (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
ONLINE DISSERTATIONS/THESES
Costa, L. (2014). Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-29122014-170217/fr.php
PAPER PRESENTED AT EVENT
Berlato, M. A., Martins, E. J., Cordeiro, A. P. A., & Oderich, E. H. (2007). Tendência observada da precipitação pluvial anual e estacional do Estado do Rio Grande do Sul e relação com a temperatura da superfície do mar do Oceano Pacífico. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia [CD-ROM]. Campinas: CBAGRO.
PAPER PRESENTED AT ONLINE EVENT
Fechine, J. A. L., & Galvíncio, J. D. (2010). Aplicação do teste de Menn Kendall na análise de tendências climáticas em anos de El Niño - Bacia Hidrográfica do Rio Pontal – Estado de Pernambuco. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. São José dos Campos: INPE. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/42_65198.pdf
LEGISLATION
Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. (2005, 18 de março). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.
HOMEPAGE
Agência Nacional de Águas - ANA. (2019, 08 de outubro). Recuperado em 20 de setembro de 2019, de https://www.ana.gov.br/
Instrucción a los autores para sumisión de papers – Revista de la Gestión de Aguas de la América Latina – REGA
Política Editorial
Los artículos deberán de ser escritos en portugués. Son aceptos artículos en español y en inglés debiendo obligatoriamente contener el TÍTULO, RESUMEN y las PALABRAS-CLAVE en portugués.
El artículo enviado no debe de estar en proceso de sumisión para otro periódico o agencia para publicación, tampoco puede estar publicado anteriormente, excepto como un resumen para un evento científico. De acuerdo con los párrafos únicos de los artículos 2º de las Reglas de la REGA, el alcance de la Revista comprende los asuntos relativos a las siguientes áreas: hidráulica, irrigación, drenaje, cantidad del agua y gestión de la calidad, energía hidroeléctrica, limnología, hidrogeología, erosión, sedimentación, tecnologías ambientales, mediciones y instrumentación de los recursos hídricos.
El manuscrito deberá de ser enviado por la internet para la dirección http://www.abrh.org.br/rega, de acuerdo con las instrucciones del uso. Los nombres deben de ser enviados en archivo en separado, intitulado Filiación y Contribución de los Atores, donde es presentado los nombres de los autores y sus contribuciones individuales en el manuscrito presentado. Así, además de la identificación de los autores por el sistema, debe de ser enviado un archivo en .doc con el nombre completo, afiliaciones de los autores (institución, municipio, estado, país, email y ORCID) y la descripción de sus contribuciones individuales. Esa información es utilizada si el manuscrito es acepto para publicación. Los autores deben de concordar con las siguientes condiciones (por el sistema), cuando el manuscrito es enviado:
Asumir la responsabilidad de los demás autores, cuando haber, como corresponsable por el contenido técnico científico del manuscrito, conforme el artículo 5º de la Ley 9610, sobre los directos de los autores.
Los manuscritos subdivididos en partes I, II, deben de ser registrados en separado, pero son sometidos a los mesmos homólogos. El manuscrito puede contener figuras coloridas (imágenes, gráficos, entre otros), pero el tamaño máximo permitido para el archivo completo es de 30 Mb (Megabytes). Manuscritos que no sigan esas directrices serán devueltos a los autores para arreglar los problemas. La clasificación de los manuscritos enviados como científicos / técnicos, y que los revisores y editores interpreten como una Nota Técnica deben de ser alterados. Estos serán reevaluados, si las alteraciones solicitadas fueran hechas. Caso los autores no concuerden con las alteraciones para Nota Técnica, el manuscrito es rechazado.
Conflicto de interés
La confiabilidad pública en el proceso de revisión por homólogos y la credibilidad de los artículos publicados dependen en parte de como los conflictos de intereses son administrados durante la redacción, revisión por homólogos y las decisiones de los editores.
Cuando los atores someten un manuscrito, ellos son los responsables por reconocer y revelar conflictos financieros o de otra naturaleza que pueden tener influido en su trabajo. Los actores deben reconocer los manuscritos todo el apoyo financiero para el trabajo y otras conexiones financieras o personales con relación a la pesquisa. El revisor ad hoc debe de revelar a los editores cualesquiera conflictos de interés que pueden influir en sus opiniones sobre el manuscrito, y cuando sea el caso, declararse calificado o no para la revisión.
Sistema de Procesamiento y Revisión por homólogos / Criterios de arbitraje
Los manuscritos son enviados a dos homólogos para la evaluación y deben de presentar una contribución técnica y científica para la comunidad.
Los manuscritos deberán de ser sometidos por el sistema electrónico de la REGA en el enlace http://www.abrh.org.br/rega, donde el autor responsable sea informado, así como todos los datos para la identificación de los coautores. El manuscrito recibido será tratado de acuerdo con los procedimientos establecidos por el Consejo Editorial de la Revista.
El proceso de revisión del manuscrito en la REGA es meticuloso. Homólogos voluntarios aplican sus conocimientos y dedican muchas horas de su tiempo para garantizar que los artículos sean publicados dentro de un período definido y serán apropiados para la publicación en el periódico.
Revisión técnica: los trabajos serán evaluados primeramente con relación al cumplimiento de las reglas de publicación y documentación necesarias para presentación de los manuscritos. Caso no estén de acuerdo con las instrucciones, ellos serán devueltos a los autores para adaptarlos al ámbito de la revista. Si el manuscrito no estuviera dentro de los parámetros esperados, el será devuelto al autor correspondiente por el Editor en Jefe.
Análisis previo y contenido: los manuscritos aprobados por la revisión técnica serán sometidos a los Editores Asociados para apreciación de su adecuación al alcance de la revista. Si el manuscrito no esté dentro de los parámetros esperados, el será devuelto al autor correspondiente por el Editor en Jefe.
Análisis de mérito y contenido: los manuscritos aprobados por los Editores Asociados serán avaluados por mérito y método científico, por lo menos por dos revisores ad-hoc de instituciones que no son las mismas de envío del manuscrito, además del Editor en Jefe. El Editor en Jefe deliberará si el manuscrito va a ser acepto. Cuando el original tener que ser revisado, el manuscrito será devuelto a los autores correspondientes para modificaciones. Una versión revisada con las alteraciones hechas será reenviada por los autores y reevaluada por el Editor en Jefe, Editores Asociados y revisores, acorde la necesidad.
Tanto los evaluadores cuanto los autores, durante el proceso de la sumisión del manuscrito, pueden ser identificados por la otra parte.
Los conceptos emitidos nos trabajos publicados serán de responsabilidad exclusiva de los autores y no son obligados a reflexionar la opinión del Editor en Jefe o del Consejo Editorial.
Consejo Editorial
El consejo editorial de REGA es compuesto por Editor en Jefe, Editores Asociados y Editor Ejecutivo (mire en Consejo Editorial). El Editor Ejecutivo es la principal persona responsable por seguir el proceso de revisión del manuscrito en REGA, convidando revisores y informando los Autores, así, ayudando los Editores Asociados en el proceso. El Editor en Jefe, además de establecer las directrices para la REGA, también está involucrado en casos polémicos y analiza apeles de autores sobre la decisión editorial.
Recursos contra una decisión editorial
Lo (s) autor (es) puede (m) recurrir de una decisión editorial para rechazar un manuscrito. Este procedimiento debe ser realizado por el sistema, utilizando la opción “Enviar E-mail”, para el manuscrito rechazado. Los autores deben de fornecer elementos que justifiquen el recurso que será evaluado por el Editor Asociado y por el Editor en Jefe. Si el recurso es acepto, el proceso de revisión de manuscrito puede ser reabierto.
Declaración de derechos de autor
Al enviar el manuscrito, tenga en cuenta que los autores, al otorgar a la Asociación Brasileña de Recursos Hídricos - ABRHidro (editor de REGA) el derecho de publicar el trabajo y aceptar los términos y condiciones de la licencia CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/); lo que permite a ABRHidro reproducir, distribuir, ejecutar públicamente, crear adaptaciones y usar el trabajo comercialmente, si el autor lo declara. ABRHidro tiene el derecho exclusivo de determinar todos los aspectos técnicos de la publicación, incluida la forma de distribución. Además, los autores otorgan a ABRHidro una licencia no exclusiva para utilizar el trabajo de la siguiente forma:
1. Almacenar el trabajo en formato electrónico, distribuir partes del todo o todo el trabajo con el objetivo de promover ABRHidro por las redes informáticas y otros medios digitales; grabar el trabajo en cualquier forma, inclusos los medios digitales, y reproducirlos en cualquier forma, incluidos los medios digitales;
2. registrar el trabajo en la memoria de los ordenadores públicos ubicados en la oficina de ABRHidro (o salas utilizadas por ABRHidro);
3. Hacer el trabajo disponible y enviarlo por las redes multimedia, especialmente. Internet e Intranet en línea, bajo demanda, incluyendo hacer que el trabajo esté disponible públicamente, para que cualquiera pueda acceder al trabajo o sus partes, donde y cuando sea conveniente para ellos.
Atribución de Comunes Creativos (CC BY): permite a otras personas distribuir y copiar el artículo, crear extractos, resúmenes y otras versiones revisadas, adaptaciones u obras derivadas de un artículo (como una traducción), para incluir en un trabajo colectivo ( como antología), para extraer texto o datos del artículo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando acrediten al autor (es), no representan al autor como acreditando su adaptación al artículo y no modifican el artículo de manera que perjudique el honor o la reputación del autor.
Derechos del autor
Para la publicación de acceso abierto, la REGA utiliza un contrato de licencia exclusivo. Los autores conservarán los derechos de autor junto con los derechos de uso académico y REGA recibirá los derechos de publicación y distribución.
Política de auto archivamiento del autor
REGA permite y estimula a los autores a publicar artículos enviados a la revista en páginas web personales y repositorios institucionales o financiadores después de la publicación. La versión final publicada en PDF debe de ser utilizada y se deben incluir los detalles bibliográficos que acreditan la publicación en esta revista.
Formato de archivo
El texto debe de ser compatible con el formato del editor de Microsoft Word (Doc o Docx). Las siguientes pautas deben de ser obedecidas:
Configuración de la página
Tamaño del papel: A4 (210x297 mm);
Columnas: una columna;
Espacio entre líneas: simple;
Las figuras o tablas que excedan el ancho de una columna deben de insertarse en una sección al final del manuscrito o en un archivo adjunto;
Las ecuaciones no deben exceder el ancho de una columna;
Numerar las páginas y no usar encabezados, pies de página o notas al pie;
Numerar las líneas en cada página;
El nombre del documento que contiene el manuscrito en formato .doc o .docx no debe de contener partes o nombres completos del autor principal y / o coautores;
Fuentes - texto y tablas: fuente Garamond de 10 puntos; títulos de tablas y figuras: fuente Garamond, 9 puntos, en negrita; otros títulos: Garamond, 11 puntos, en negrita.
Ilustraciones y tablas – El ancho recomendados para figuras: una columna en el manuscrito; tamaño máximo: 17 cm x 12 cm; Las líneas utilizadas en las figuras y gráficos no deben de ser demasiado delgadas y los textos y leyendas no deben ser demasiado pequeños o demasiado grandes en relación con el tamaño de la figura; Leyendas: fotos discontinuas o en escala de grises, en blanco y negro; los artículos pueden se imprimidos en colores; Intente crear tablas que se ajusten a una columna del manuscrito o, como máximo, media página; Las figuras deben incluirse en el texto y enviarse en un archivo separado en formato TIFF, JPEG, PCX, GIF o BMP, con una resolución mínima de 300 dpi.
Ecuaciones: siempre que sea posible, utilice caracteres matemáticos y ecuaciones en el Microsoft Equation disponible en todas las versiones de Word en Microsoft Office, 2003. Los usuarios de Word 2007/2010 pueden enviar archivos en formato Docx y usar el nuevo editor de ecuaciones disponible en estas versiones.
Referencias
Todas las referencias deben de ser citadas en el texto y viceversa;
Las citas en el texto deben estar en minúsculas y las referencias en mayúsculas.
Artículo científico / técnico
Esto se refiere al informe de una investigación original, con hipótesis bien definidas, que favorece temas innovadores. Los textos deben de cubrir los elementos resaltados en letras mayúsculas y en negrita, sin párrafo y sin numeración, dejando dos espacios (dos veces ENTER) después del elemento anterior y un espacio (un solo ENTER) para comenzar el texto en el siguiente orden para un manuscrito en portugués o español: título (portugués o español), nombres de los autores, resumen, palabras clave; título (inglés), abstract (inglés) y key words (inglés). Para un manuscrito en inglés: título (inglés), nombres de los autores; absract (inglés), key words (inglés); título (portugués), resumen (portugués) y palabras clave (portugués). Para garantizar que la revisión por homologas sea a ciegas, en los trabajos presentados no deben de contener los autores y notas al pie.
TÍTULO: centralizado; debe de ser claro y conciso, permitiendo la identificación inmediata del contenido del manuscrito, evitar las palabras como: análisis, estudio y evaluación. Los manuscritos deben de presentar el título en portugués e inglés, permitiendo la presentación de un resumen bilingüe.
AUTORES: El número de autores debe de mantenerse al mínimo, teniendo en cuenta solo a las personas que realmente participaron en el manuscrito y que pueden responderlo en su totalidad o en partes esenciales. Los autores deben presentar una afiliación completa, indicando la institución, ciudad, estado y país. Cuando sea necesario, el Consejo Editorial puede solicitar justificaciones para explicar la presencia de los autores en el trabajo, así como presentar la indicación de la contribución de cada autor. Los autores serán identificados en el manuscrito enviado para evaluación. Los editores eliminarán los nombres de los autores antes de enviarlos a los revisores, y la información solo se insertará después de que el artículo sea aprobado.
RESUMEN: El texto debe de empezar en la segunda línea después del elemento, debe de ser claro, conciso y explicar el (los) objetivo(s) previsto(s) que buscan justificar su importancia (sin incluir referencias), los principales procedimientos adoptados, los resultados más significativos y conclusiones, con un máximo de 12 líneas. Abajo, en la segunda línea después del elemento, deben de aparecer las PALABRAS CLAVE (como máximo seis, intentando no repetir las palabras del título), escrito en minúsculas y negrita. Después, una versión completa del ABSTRACT en inglés debe tener la siguiente distribución: TITLE, ABSTRACT y KEYWORDS.
INTRODUCCIÓN: Presenta el tema a ser discutido, sus objetivos y propósitos, informando qué métodos fueron utilizados, delimitación precisa de la investigación en relación con el campo del conocimiento, períodos cubiertos y otros elementos necesarios para situar el tema del trabajo, utilizando bibliografía reciente (últimos 5 años) y, preferentemente, publicaciones periódicas.
MATERIAL Y MÉTODOS: Dependiendo de la naturaleza del trabajo, se debe de insertar una caracterización del área experimental, aclarando las condiciones bajo las cuales se realizó el estudio. Cuando los métodos son especificadamente conocidos para la utilización, solamente la referencia es suficiente; de ​​lo contrario, es necesario describir los procedimientos utilizados y las adaptaciones ejecutadas. Las unidades de medida y los símbolos deben seguir el Sistema Internacional de Unidades.
RESULTADOS Y DISCUSIÓN: Las ilustraciones (figuras, gráficos y fotografías, etc.) deben de presentarse con suficiente tamaño y detalles para la composición final, preferiblemente en la misma posición en el texto, y pueden ser coloreadas. Las ilustraciones pueden tener partes coloreadas y la leyenda abajo. Ellas deben de ser numeradas sucesivamente con números arábigos. Tablas: evitar tablas largas con datos superfluos, adaptar sus tamaños al espacio de la página y, en la medida de lo posible, sitar solo líneas horizontales continuas; sus subtítulos deben ser concisos y explicativos, y también deben de presentar el título en inglés. Las fotografías pueden ser coloreadas. En la discusión, compare los resultados con los datos obtenidos de la bibliografía.
CONCLUSIONES: Deben basarse solo en los resultados del estudio. Evitar repetir los resultados en una lista posterior, comparar lo que se ha logrado con los objetivos iniciales establecidos. Las conclusiones deben de redactarse facilitando la interpretación del artículo sin necesidad de consultar otros elementos.
RECONOCIMIENTO (S): insertarlo (s) de manera concisa cuando sea necesario, después de las conclusiones.
REFERENCIAS: Las referencias deben ser ordenadas alfabéticamente con las normas del APA, detalladas en la 6ª edición de la Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). Se debe hacer referencia a todos los autores citados en el texto, tablas, figuras o ilustraciones. Evitar citas de resúmenes, trabajos no publicados y comunicación personal. Se sugiere que al menos 70% de las referencias sean de los últimos 5 años y 70% de artículos de revistas.
CITAS: Todas las citas en el texto deben aparecer en la lista de referencias. Las citas en el texto deben aparecer en minúsculas, y cuando colocadas entre paréntesis al final del párrafo, deben estar en letras mayúsculas, y existiendo otras referencias (s) del mismo autor (es) en el mismo año (otras publicaciones), la misma será identificada con letras minúsculas (a, b, c) después del año de publicación. Cuando haber tres o más autores, en el texto será citado sólo el primer autor seguido de et al., sin cursiva, pero en la bibliografía final deberán aparecer los nombres de los otros autores. En la cita de cita, se identifica el trabajo directamente consultado; el autor y / o el trabajo citado en este se indica: SILVA (2010) apud Santos (2012). Cualquier duda, por favor consultar la norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). Es aconsejable que antes de escribir el artículo, los autores toman como base de formato un artículo publicado en el último número de la revista.
Nota técnica
Debe presentar avances tecnológicos sin presentar una hipótesis. Cuando se trata de un estudio de caso, las conclusiones deben presentar proposiciones. Debe de estar escrito en un lenguaje técnico, fácil de comprender, sobre un tema relacionado con los campos de conocimiento de actuación de la Revista, por el (los) autor (es) que presenten experiencia sobre el tema, guiando a los diferentes usuarios de REGA. Solo se justifica la presentación de artículos que contribuyan al tema, no solamente casos personales o casos de interés limitado. Existe una mayor libertad de estilo que para los artículos científicos, y las notas técnicas deben contener principalmente los siguientes elementos: Título, Autor (es), Resumen, Palabras clave, Introducción, Descripción del tema, Conclusiones y Referencias. La identificación de los autores se incluirá solo después de que el manuscrito sea acepto para su publicación. Los artículos deben de estar escritos de acuerdo con las mismas modelos para artículos científicos, con las siguientes particularidades;
El encabezado de la primera página debe mostrar la identificación: NOTA TÉCNICA, en mayúsculas, subrayada, en negrita, centrada y espaciada a 1,1 cm del margen superior.
INTRODUCCIÓN: debe de contener un breve histórico, explicando la importancia, el estado actual del tema basado en una revisión de la literatura, presentando claramente el propósito del manuscrito.
DESCRIPCIÓN DEL TEMA: con diferentes títulos que se pueden dividir en subelementos, el tema debe de ser discutido, señalando las bases teóricas, presentando experiencias y recomendaciones, discutiendo y criticando situaciones, basadas, tanto como posible, en bibliografía y estándares técnicos.
CONCLUSIONES: cuando sea apropiado, deben escribirse de manera clara y concisa, de acuerdo con los objetivos establecidos. No debe de ser una simple revisión, presentando los otros párrafos del artículo nuevamente.
EJEMPLOS
CITACIONES EN EL TEXTO
Un autor
En lo párrafo Silva (2000) o
Entre los paréntesis (Silva, 2000)
Dos autores
En lo párrafo Santos e Luz (2010) o
Entre los paréntesis (Santos & Luz, 2010)
Tres o más autores:
En lo párrafo Melo et al. (2012) o
Entre los paréntesis (Melo et al., 2012)
Documentos del mismo autor publicados en el mismo año:
En lo párrafo Brasil (2000a, 2000b) o
Entre los paréntesis (Brasil, 2000a, 2000b)
REFERENCIAS
Incluya solo las referencias citadas en el texto, en tablas e ilustraciones ya publicadas, organizadas en orden alfabético por apellido del autor (es) y en mayúsculas. Use el tipo de letra cursiva para resaltar el título del trabajo. Al menos el 70% de las referencias deben de ser de los últimos 5 años y el 70% de los artículos de periódicos. Cualquier duda, consultar la norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).
EJEMPLOS
Artículo de revista
Brown, A. E., Western, A. W., McMahon, T. A., & Zhang, L. (2013). Impact of forest cover changes on annual streamflow and flow duration curves. Journal of Hydrology, 483, 39-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.jhydrol.2012.12.031.
Artículo de revista on-line
Vaz, C. A. B., & Silveira, G. L. (2014). O modelo PEIR e base SIG no diagnóstico da qualidade ambiental em sub-bacia hidrográfica urbana. RBRH, 19(2), 281-298. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=165&SUMARIO=4757
Libro
Ioris, A. A. R. (Ed.). (2012). Tropical wetland management: the South-American Pantanal and the international experience. Farnham: Ashgate.
Capítulo de libro
Ruiz, H. A., Ferreira, P. A., Rocha, G. C., & Borges Junior, J. C. F. (2010). Transporte de solutos no solo. In Q. J. van Lier (Ed.), Física do solo (pp. 213-240). Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
Disertaciones y tesis
Renner, L. C. (2010). Geoquímica de sills basálticos da formação Serra Geral, sul do Brasil, com base em rocha total e micro-análise de minerais (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
Disertaciones y tesis on-line
Costa, L. (2014). Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-29122014-170217/fr.php
Trabajo presentado en congreso
Berlato, M. A., Martins, E. J., Cordeiro, A. P. A., & Oderich, E. H. (2007). Tendência observada da precipitação pluvial anual e estacional do Estado do Rio Grande do Sul e relação com a temperatura da superfície do mar do Oceano Pacífico. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia [CD-ROM]. Campinas: CBAGRO.
Trabajo presentado en congreso on-line
Fechine, J. A. L., & Galvíncio, J. D. (2010). Aplicação do teste de Menn Kendall na análise de tendências climáticas em anos de El Niño - Bacia Hidrográfica do Rio Pontal – Estado de Pernambuco. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. São José dos Campos: INPE. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/42_65198.pdf
Documentos legales
Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. (2005, 18 de março). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.
Sítios electrónicos
Agência Nacional de Águas - ANA. (2019, 08 de outubro). Recuperado em 20 de setembro de 2019, de https://www.ana.gov.br/