Publicações

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

Instruções aos autores

Tipos de documentos aceitos

- Artigo Científico/Técnico: refere-se a relato de pesquisa original, com hipótese bem definida, prestigiando assuntos inovadores.

- Nota Técnica ou estudos de casos: descrição de cases com significativa contribuição técnica e ou científica.

- Software: ferramentas de informáticas desenvolvidas aplicáveis em estudos técnicos e científicos. Os softwares devem ser disponibilizados em SciELO Data (https://data.scielo.org/).

- Bancos de dados: descrição de bases de dados de interesse para outros usuários. Os arquivos descritos devem ser disponibilizados em SciELO Data (https://data.scielo.org/).

- Sessão Especial: conjunto de artigos originais sobre tema específico.

Os artigos são submetidos e publicados em inglês, devendo conter título, resumo e palavras chaves em português. A tradução dos manuscritos é de responsabilidade dos autores.
O artigo enviado não deve estar sendo submetido a outra revista ou órgão para publicação e não deve ter sido anteriormente publicado, a não ser em forma de resumo em evento científico.

O artigo deverá ser enviado por meio do sistema via internet no endereço http://www.abrh.org.br/RBRH, de acordo com as instruções de uso. Além da identificação dos autores via sistema, é obrigatório o envio (também via sistema) de arquivo em Doc com nome e filiação completa dos mesmos (instituição, cidade, estado, país, email, ORCID) e descrição da contribuição individual dos autores. Estes dados serão utilizados em caso de aceitação para publicação. O autor deverá aceitar as seguintes condições (via sistema) no ato do envio do manuscrito:

1) Comprometer-se a realizar depósito referente ao pagamento da taxa de publicação após a decisão de aceitação de sua publicação na RBRH;

2) Responsabilizar-se pelos demais autores, quando houver, como co-responsáveis pelo conteúdo técnico e científico do artigo, obedecendo ao Artigo 5º da Lei no 9.610, que trata do Direito Autoral".

 

 

Contribuição dos autores

 

A contribuição de cada autor ao manuscrito deve contar com utilização de dois critérios mínimos de autoria: a) participar ativamente da discussão dos resultados; b) revisão e aprovação da versão final do trabalho. A RBRH adota a Taxonomia CRediT.

 

DOI

Todos os artigos quando da sua publicação final na RBRH receberão seu Digital Object Identifier (DOI)

 

Financiamento

Agradecimentos pelo apoio financeiro recebido de instituições de fomento para a realização da pesquisa e/ou a elaboração do manuscrito deverão ser informados, se houver. O nome da agência financiadora deve ser escrito por extenso, seguida do número do subsídio (grant). Caso a pesquisa não tenha sido financiada por uma bolsa de projeto específico, as seguintes informações deverão ser incluídas: “Esta pesquisa não recebeu bolsa específica de qualquer agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos”.

Agradecimentos

Deverão incluir a colaboração de pessoas, grupos ou instituições que mereçam reconhecimento, mas não tenham justificadas suas inclusões como autores.

 

 

Informações Adicionais

Os artigos subdivididos em partes I, II, etc., devem ser cadastrados separadamente, porém serão submetidos aos mesmos revisores. Os artigos podem apresentar figuras coloridas (fotografias, gráficos, diagramas, etc.), porém o limite máximo permissível do arquivo completo é de 30 Mb. Artigos que não seguirem estas normas serão devolvidos aos autores para correção dos problemas. Artigos enviados como Científico/Técnico e que os Editores e/ou Revisores interpretarem com estilo de Nota Técnica, deverá ter classificação alterada, e será reavaliado, caso alterações sejam solicitadas. Se autores não concordarem com a alteração para Nota Técnica, o Artigo será rejeitado.

Tramitação e Sistema de avaliação por pares/Critérios de arbitragem
 
Os manuscritos são enviados a dois revisores para avaliação e devem ser inéditos e apresentar contribuição técnica e científica à comunidade.

Tanto os revisores quanto os autores, durante todo o processo de tramitação dos manuscrito, podem ser identificados pela outra parte.

Os manuscritos recebidos seguirão os trâmites estabelecidos pelo Comitê Editorial da Revista.
 
O processo de arbitragem de um manuscrito é descrito a seguir.
 
Revisão técnica: os trabalhos serão avaliados primeiramente quanto ao cumprimento das normas de publicação e documentação exigida na submissão dos manuscritos. Se não de acordo às instruções serão devolvidos aos autores para as devidas adequações antes mesmo de serem submetidos à avaliação pelos Editores Associados e revisores.
Pré-Análise: os manuscritos aprovados na revisão técnica serão submetidos aos Editores Associados para apreciação quanto à adequação ao escopo da revista. Caso o manuscrito não esteja dentro dos parâmetros esperados será devolvido ao autor correspondente pelo Editor-Chefe.

Análise de mérito e conteúdo: os artigos aprovados pelos Editores Associados serão avaliados quanto ao mérito e método científico por no mínimo dois relatores ad hoc de unidades distintas à de origem do trabalho, além do Editor-Chefe. O Editor-Chefe decidirá sobre a aceitação do manuscrito. Quando necessária revisão do original, o manuscrito será devolvido ao autor correspondente para modificação. Uma versão revisada com as alterações efetuadas deverá ser re-submetida pelos autores, que será reavaliada pelo Editor-Chefe, Editores Associados e revisores conforme a necessidade. O manuscrito revisado deverá destacar as alterações efetuadas. Uma carta resposta aos revisores e editores deverá ser anexada junto com o arquivo do manuscrito. Os Manuscritos recusados, mas com a possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.

 

Recorrer de uma Decisão Editorial

O(s) autor(es) podem recorrer de uma Decisão Editorial de rejeição de artigo. Este procedimento deve ser realizado via sistema utilizando a opção “Enviar E-mail” no artigo recusado. Os autores deverão fornecer elementos que justifiquem o recurso que será analisado pelo Editor Associado e Editor Chefe. Caso o recurso seja aceito, a revisão do artigo poderá ser reaberta.

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Formatação do Arquivo

O texto deverá ser compatível com o editor Microsoft Word (formato Doc ou Docx). As seguintes orientações deverão ser obedecidas:

  • Configuração da página:
    Tamanho do papel: A4 (210x297 mm);
    Texto em uma coluna com 15 cm de largura;
  •  Espaçamento duplo entre linhas;
  •  Espaçamento ativado após os parágrafos;
  •  Tabelas, figuras e equações não devem exceder a largura da página;
  •  Numerar todas as páginas e não usar cabeçalho, rodapés e anotações de rodapé;
  •  Numerar continuamente as linhas de todas as páginas;
  •  O nome do documento que contém o Artigo em formato Word não deve conter partes ou nomes completos do autor principal e/ou coautores;
  •  Fontes:
    - texto e tabelas: Times New Roman 12 pontos;
    - títulos de tabelas e figuras: Times New Roman, negrito, 10 pontos;
    - demais títulos: Times New Roman, negrito, 12 pontos;
  •  Figuras e Tabelas
    - Figuras e tabelas não deverão exceder a largura da página;
    - As linhas usadas nas figuras e gráficos não devem ser muito finas; também os textos e legendas não devem ficar muito pequenos ou muito grandes em relação à figura;
    - As figuras deverão ser incluídas no texto e enviadas em arquivo separado no formato TIFF, JPEG, PCX, GIF ou BMP, com uma resolução mínima de 300 dpi.
    - Apresentar todas as informações internas de figuras e tabelas em inglês.
    - Use o “ponto” como separador decimal e “vírgula ou espaço” para milhares.
  •  Equações
    - Sempre que possível, prepara os caracteres matemáticos usando o editor disponível nas versões mais recentes do Word. Não use figuras.
  •  Referências
    - Todas as referências devem estar citadas no texto e vice-versa;
    - As citações no texto devem estar em letras minúsculas

 

Artigo Científico/Técnico
 
Refere-se a relato de pesquisa original, com hipótese bem definida, prestigiando assuntos inovadores. O texto deverá contemplar os itens destacados em letras maiúsculas e em negrito, sem parágrafo e sem numeração, deixando dois espaços (duas vezes ENTER) após o item anterior e um espaço (uma vez ENTER) para iniciar o texto, na ordem a seguir: Title, abstract e keyworkds (em inglês) título, resumo e palavras-chave (em português).
 
TÍTULO: Centralizado; deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do artigo, procurando-se evitar palavras do tipo: análise, estudo e avaliação. Os manuscritos devem apresentar o título em inglês e português, possibilitando apresentação de sumário bilíngue.

 
AUTORES: O número de autores deve ser o mínimo possível, considerando-se apenas as pessoas que efetivamente participaram do artigo, e que tenham condições de responder pelo mesmo integralmente ou em partes essenciais. Os autores devem apresentar afiliação completa, com a indicação de instituição, cidade, Estado e país e endereço email de todos os autores. É necessário explicar a presença dos autores no trabalho, através da descrição da contribuição de cada autor. A identificação dos autores e a sua contribuição será descrita em documento específico, anexado durante a fase de submissão dos manuscritos.

RESUMO: O texto deve iniciar-se na segunda linha após o item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 12 linhas. Abaixo, na segunda linha após o item, devem aparecer as PALAVRAS-CHAVE (seis no máximo, procurando-se não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas e em negrito. Uma versão completa do RESUMO, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: TÍTULO, ABSTRACT e KEYWORDS.

INTRODUÇÃO: Apresenta o assunto a ser tratado, seus objetivos e finalidades, informando métodos empregados, delimitação precisa da pesquisa em relação ao campo do conhecimento, períodos abrangidos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho, utilizando-se de bibliografia recente (últimos 5 anos) e preferencialmente periódicos.

MATERIAL E MÉTODOS: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados e adaptações promovidas. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional de Unidades

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ilustrações (figuras, gráficos, fotografias, etc.) devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferivelmente na mesma posição do texto, podendo ser coloridos. Ilustrações: podem apresentar partes coloridas, e a legenda na posição inferior. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos. Tabelas: evitar tabelas extensas e dados supérfluos; agregar em múltiplos de 103 ou 106 números grandes com muitos algarismos; adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas, devendo, também, apresentar o título em inglês. Todos os elementos internos de figuras e tabelas deverão estar em inglês. Na discussão, confrontar os resultados com os dados obtidos na bibliografia.

CONCLUSÕES: Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando confrontar o que se obteve, com os objetivos inicialmente estabelecidos. As conclusões devem ser escritas facilitando a interpretação do artigo, sem necessidade de consultar outros itens do mesmo.

AGRADECIMENTO(S): Inseri-lo(s), quando necessário, após as conclusões, de maneira sucinta.

REFERÊNCIAS: As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e normalizadas de acordo com as normas da APA, detalhadas na 6ª edição do Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org).  Deve ser referenciado todos os autores mencionadas no texto e em tabelas, figuras ou ilustrações. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. Sugere-se que pelo menos 70% das referências sejam dos últimos 5 anos e 70% de artigos de periódicos.

CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES: Todos os autores deverão apresentar a contribuição individual no manuscrito (em inglês após as referências).

ANEXOS E MATERIAL SUPLEMENTAR: Anexos deverão ser identificados com  A, B, etc no final do manuscrito. É possível submeter material suplementar on-line em diferentes formatos.

CITAÇÕES: Todas as citações no texto devem constar da lista de Referência. As citações no texto devem aparecer em letras minúsculas e, quando inseridas entre parênteses no final do parágrafo, devem estar em letras maiúsculas, existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações), a mesma será identificada com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação. Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., sem italico, mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: SILVA (2010) apud Santos (2012). Quaisquer dúvidas, consultar a norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). É aconselhável que, antes de redigir o artigo, os autores tomem como base de formatação um artigo publicado no último número da revista.
 
Nota Técnica
 
Deverá apresentar avanços tecnológicos sem apresentação de hipótese. Quando se tratar de estudo de caso, as conclusões devem apresentar proposições. Deve ser redigido em linguagem técnica, de fácil compreensão, sobre assuntos relacionados às áreas de conhecimento da Revista, por autor(es) que demonstre(m) experiência sobre o assunto tratado, permitindo orientação para os diferentes usuários da RBRH. Somente justifica-se a apresentação de artigos que tragam contribuição sobre o assunto e não simplesmente casos pessoais ou de interesse restrito. Com maior liberdade de estilo do que em artigos científicos, as notas técnicas devem, na maioria das vezes, conter os seguintes itens: Título, Autor(es), Resumo, Abstract, Palavras-Chave (Keywords), Introdução, Descrição do Assunto, Conclusões e Referências. A redação dos itens devem seguir as mesmas orientações para Artigos Científicos, com as seguintes particularidades:

No cabeçalho da primeira página deve aparecer a identificação: NOTA TÉCNICA, em letras maiúsculas, sublinhadas, negritadas, centralizadas e espaçadas de 1,1 cm da margem superior.

O número de autores deve ser o mínimo possível, considerando-se apenas as pessoas que efetivamente participaram do artigo, e que tenham condições de responder pelo mesmo integralmente ou em partes essenciais. Os autores devem apresentar afiliação completa, com a indicação de instituição, cidade, Estado e país e endereço email de todos os autores. É necessário explicar a presença dos autores no trabalho, através da descrição da contribuição de cada autor. A identificação dos autores e a sua contribuição será descrita em documento especifico, anexado durante a fase de submissão dos manuscritos.

INTRODUÇÃO: deve conter breve histórico, esclarecendo a importância, o estágio atual do assunto, apoiando-se em revisão bibliográfica, e deixar claro o objetivo do artigo.

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO: com diferentes títulos que podem ser divididos em subitens, deve-se discorrer sobre o assunto, apontando-se as bases teóricas, trazendo experiências e recomendações, discutindo e criticando situações, baseando-se ao máximo em bibliografia e normas técnicas.

CONCLUSÕES: quando couberem, devem ser redigidas de forma clara e concisa, coerentes com o(s) objetivo(s) estabelecido(s). Não devem ser uma simples reapresentação de outros parágrafos do artigo
 
 

EXEMPLOS:
 
CITAÇÃO NO TEXTO
 
Um autor
No parágrafo Silva (2000) ou
Entre parênteses(Silva, 2000)
Dois autores
No parágrafo Santos e Luz (2010) ou
Entre parênteses(Santos & Luz, 2010)
Três ou mais autores:
No parágrafoMelo et al. (2012) ou
Entre parênteses (Melo et al., 2012)
 
Documentos do mesmo autor publicados no mesmo ano:
No parágrafo Brasil (2000a, 2000b) ou
Entre parênteses(Brasil, 2000a, 2000b)

REFERÊNCIAS
 
Incluir apenas as referências citadas no texto, em tabelas e ilustrações, que já foram publicadas, organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor(es) e em letras maiúsculas. Utilizar o recurso tipográfico itálico para o destaque do título da obra. Pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos 5 anos e 70% de artigos de periódicos. Quaisquer dúvidas, consultar a norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org)..
 
Exemplos:
ARTIGO DE PERIÓDICO
Brown, A. E., Western, A. W., McMahon, T. A., & Zhang, L. (2013). Impact of forest cover changes on annual streamflow and flow duration curves. Journal of Hydrology483, 39-50. http://dx.doi.org/10.1016/j.jhydrol.2012.12.031.
 
ARTIGO DE PERIÓDICOON-LINE
Vaz, C. A. B., & Silveira, G. L. (2014). O modelo PEIR e base SIG no diagnóstico da qualidade ambiental em sub-bacia hidrográfica urbana. RBRH19(2), 281-298. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de: https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=165&SUMARIO=4757
 
LIVRO
Ioris, A. A. R. (Ed.). (2012). Tropical wetland management: the South-American Pantanal and the international experience. Farnham: Ashgate.

CAPÍTULO DE LIVRO
Ruiz, H. A., Ferreira, P. A., Rocha, G. C., & Borges Junior, J. C. F. (2010). Transporte de solutos no solo. In Q. J. van Lier (Ed.), Física do solo (pp. 213-240). Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Autor distinto da obra no todo
RUIZ, H. A.; FERREIRA, P. A.; ROCHA, G. C.; BORGES JUNIOR, J. C. F. Transporte de solutos no solo. In: van LIER, Q. J. Física do solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2010. cap. 6, p. 213-240.
 
DISSERTAÇÕES/TESES
Renner, L. C. (2010). Geoquímica de sills basálticos da formação Serra Geral, sul do Brasil, com base em rocha total e micro-análise de minerais (Tese de doutorado). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
 
DISSERTAÇÕES/TESES ON-LINE
Costa, L. (2014). Contribuições para um modelo de gestão da água para a produção de bens e serviços a partir do conceito de pegada hídrica (Dissertação de mestrado). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-29122014-170217/fr.php

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO
Berlato, M. A., Martins, E. J., Cordeiro, A. P. A., & Oderich, E. H. (2007). Tendência observada da precipitação pluvial anual e estacional do Estado do Rio Grande do Sul e relação com a temperatura da superfície do mar do Oceano Pacífico. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia [CD-ROM]. Campinas: CBAGRO

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO ON-LINE
Fechine, J. A. L., & Galvíncio, J. D. (2010). Aplicação do teste de Menn Kendall na análise de tendências climáticas em anos de El Niño - Bacia Hidrográfica do Rio Pontal – Estado de Pernambuco. In Anais do XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. São José dos Campos: INPE. Recuperado em 20 de setembro de 2019, de http://www.sbmet.org.br/cbmet2010/artigos/42_65198.pdf

DOCUMENTOS LEGAIS
Brasil. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. (2005, 18 de março). Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.

HOMEPAGE
Agência Nacional de Águas - ANA. (2019, 08 de outubro). Recuperado em 20 de setembro de 2019, de https://www.ana.gov.br/

 

 

Envio de manuscritos

 

O artigo deverá ser enviado por meio do sistema no endereço http://www.abrh.org.br/rbrh/ ou https://mc04.manuscriptcentral.com/rbrh-scielo, de acordo com as instruções aos autores e de envio.

 

 

Contato:

Associação Brasileira de Recursos Hídricos

Av. Bento Gonçalves, 9500, CEP: 91501-970,

Tel.: (55) 9 9133-5028- Porto Alegre - RS - Brasil
E-mail: rbrh@abrh.org.br e abrhidro@abrhidro.org.br

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos