Publicações
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources
ISSN 2318-0331
Instruções aos autores
Tipos de documentos aceitos
- Artigo Científico/Técnico: refere-se a relato de pesquisa original, com hipótese bem definida, prestigiando assuntos inovadores.
- Nota Técnica ou estudos de casos: descrição de cases com significativa contribuição técnica e ou científica.
- Software: ferramentas de informáticas desenvolvidas aplicáveis em estudos técnicos e científicos. Os softwares devem ser disponibilizados em SciELO Data (https://data.scielo.org/).
- Bancos de dados: descrição de bases de dados de interesse para outros usuários. Os arquivos descritos devem ser disponibilizados em SciELO Data (https://data.scielo.org/).
- Sessão Especial: conjunto de artigos originais sobre tema específico.
Os artigos são submetidos e publicados em inglês, devendo conter título, resumo e palavras chaves em português. A tradução dos manuscritos é de responsabilidade dos autores.
O artigo enviado não deve estar sendo submetido a outra revista ou órgão para publicação e não deve ter sido anteriormente publicado, a não ser em forma de resumo em evento científico.
O artigo deverá ser enviado por meio do sistema via internet no endereço http://www.abrh.org.br/RBRH, de acordo com as instruções de uso. Além da identificação dos autores via sistema, é obrigatório o envio (também via sistema) de arquivo em Doc com nome e filiação completa dos mesmos (instituição, cidade, estado, país, email, ORCID) e descrição da contribuição individual dos autores. Estes dados serão utilizados em caso de aceitação para publicação. O autor deverá aceitar as seguintes condições (via sistema) no ato do envio do manuscrito:
1) Comprometer-se a realizar depósito referente ao pagamento da taxa de publicação após a decisão de aceitação de sua publicação na RBRH;
2) Responsabilizar-se pelos demais autores, quando houver, como co-responsáveis pelo conteúdo técnico e científico do artigo, obedecendo ao Artigo 5º da Lei no 9.610, que trata do Direito Autoral".
Contribuição dos autores
A contribuição de cada autor ao manuscrito deve contar com utilização de dois critérios mínimos de autoria: a) participar ativamente da discussão dos resultados; b) revisão e aprovação da versão final do trabalho. A RBRH adota a Taxonomia CRediT.
DOI
Todos os artigos quando da sua publicação final na RBRH receberão seu Digital Object Identifier (DOI)
Financiamento
Agradecimentos pelo apoio financeiro recebido de instituições de fomento para a realização da pesquisa e/ou a elaboração do manuscrito deverão ser informados, se houver. O nome da agência financiadora deve ser escrito por extenso, seguida do número do subsídio (grant). Caso a pesquisa não tenha sido financiada por uma bolsa de projeto específico, as seguintes informações deverão ser incluídas: “Esta pesquisa não recebeu bolsa específica de qualquer agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos”.
Agradecimentos
Deverão incluir a colaboração de pessoas, grupos ou instituições que mereçam reconhecimento, mas não tenham justificadas suas inclusões como autores.
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Informações Adicionais Os artigos subdivididos em partes I, II, etc., devem ser cadastrados separadamente, porém serão submetidos aos mesmos revisores. Os artigos podem apresentar figuras coloridas (fotografias, gráficos, diagramas, etc.), porém o limite máximo permissível do arquivo completo é de 30 Mb. Artigos que não seguirem estas normas serão devolvidos aos autores para correção dos problemas. Artigos enviados como Científico/Técnico e que os Editores e/ou Revisores interpretarem com estilo de Nota Técnica, deverá ter classificação alterada, e será reavaliado, caso alterações sejam solicitadas. Se autores não concordarem com a alteração para Nota Técnica, o Artigo será rejeitado.
Tramitação e Sistema de avaliação por pares/Critérios de arbitragem Tanto os revisores quanto os autores, durante todo o processo de tramitação dos manuscrito, podem ser identificados pela outra parte.
Os manuscritos recebidos seguirão os trâmites estabelecidos pelo Comitê Editorial da Revista. Análise de mérito e conteúdo: os artigos aprovados pelos Editores Associados serão avaliados quanto ao mérito e método científico por no mínimo dois relatores ad hoc de unidades distintas à de origem do trabalho, além do Editor-Chefe. O Editor-Chefe decidirá sobre a aceitação do manuscrito. Quando necessária revisão do original, o manuscrito será devolvido ao autor correspondente para modificação. Uma versão revisada com as alterações efetuadas deverá ser re-submetida pelos autores, que será reavaliada pelo Editor-Chefe, Editores Associados e revisores conforme a necessidade. O manuscrito revisado deverá destacar as alterações efetuadas. Uma carta resposta aos revisores e editores deverá ser anexada junto com o arquivo do manuscrito. Os Manuscritos recusados, mas com a possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.
Recorrer de uma Decisão Editorial O(s) autor(es) podem recorrer de uma Decisão Editorial de rejeição de artigo. Este procedimento deve ser realizado via sistema utilizando a opção “Enviar E-mail” no artigo recusado. Os autores deverão fornecer elementos que justifiquem o recurso que será analisado pelo Editor Associado e Editor Chefe. Caso o recurso seja aceito, a revisão do artigo poderá ser reaberta. |
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Forma e preparação de manuscritos
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Formatação do Arquivo O texto deverá ser compatível com o editor Microsoft Word (formato Doc ou Docx). As seguintes orientações deverão ser obedecidas:
Artigo Científico/Técnico
RESUMO: O texto deve iniciar-se na segunda linha após o item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 12 linhas. Abaixo, na segunda linha após o item, devem aparecer as PALAVRAS-CHAVE (seis no máximo, procurando-se não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas e em negrito. Uma versão completa do RESUMO, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: TÍTULO, ABSTRACT e KEYWORDS. INTRODUÇÃO: Apresenta o assunto a ser tratado, seus objetivos e finalidades, informando métodos empregados, delimitação precisa da pesquisa em relação ao campo do conhecimento, períodos abrangidos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho, utilizando-se de bibliografia recente (últimos 5 anos) e preferencialmente periódicos. MATERIAL E MÉTODOS: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados e adaptações promovidas. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional de Unidades RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ilustrações (figuras, gráficos, fotografias, etc.) devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferivelmente na mesma posição do texto, podendo ser coloridos. Ilustrações: podem apresentar partes coloridas, e a legenda na posição inferior. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos. Tabelas: evitar tabelas extensas e dados supérfluos; agregar em múltiplos de 103 ou 106 números grandes com muitos algarismos; adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas, devendo, também, apresentar o título em inglês. Todos os elementos internos de figuras e tabelas deverão estar em inglês. Na discussão, confrontar os resultados com os dados obtidos na bibliografia. CONCLUSÕES: Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando confrontar o que se obteve, com os objetivos inicialmente estabelecidos. As conclusões devem ser escritas facilitando a interpretação do artigo, sem necessidade de consultar outros itens do mesmo. AGRADECIMENTO(S): Inseri-lo(s), quando necessário, após as conclusões, de maneira sucinta. REFERÊNCIAS: As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e normalizadas de acordo com as normas da APA, detalhadas na 6ª edição do Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). Deve ser referenciado todos os autores mencionadas no texto e em tabelas, figuras ou ilustrações. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. Sugere-se que pelo menos 70% das referências sejam dos últimos 5 anos e 70% de artigos de periódicos. CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES: Todos os autores deverão apresentar a contribuição individual no manuscrito (em inglês após as referências). ANEXOS E MATERIAL SUPLEMENTAR: Anexos deverão ser identificados com A, B, etc no final do manuscrito. É possível submeter material suplementar on-line em diferentes formatos.
CITAÇÕES: Todas as citações no texto devem constar da lista de Referência. As citações no texto devem aparecer em letras minúsculas e, quando inseridas entre parênteses no final do parágrafo, devem estar em letras maiúsculas, existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações), a mesma será identificada com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação. Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., sem italico, mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: SILVA (2010) apud Santos (2012). Quaisquer dúvidas, consultar a norma Publication Manual of the American Psychological Association (http://www.apastyle.org). É aconselhável que, antes de redigir o artigo, os autores tomem como base de formatação um artigo publicado no último número da revista. No cabeçalho da primeira página deve aparecer a identificação: NOTA TÉCNICA, em letras maiúsculas, sublinhadas, negritadas, centralizadas e espaçadas de 1,1 cm da margem superior. O número de autores deve ser o mínimo possível, considerando-se apenas as pessoas que efetivamente participaram do artigo, e que tenham condições de responder pelo mesmo integralmente ou em partes essenciais. Os autores devem apresentar afiliação completa, com a indicação de instituição, cidade, Estado e país e endereço email de todos os autores. É necessário explicar a presença dos autores no trabalho, através da descrição da contribuição de cada autor. A identificação dos autores e a sua contribuição será descrita em documento especifico, anexado durante a fase de submissão dos manuscritos. INTRODUÇÃO: deve conter breve histórico, esclarecendo a importância, o estágio atual do assunto, apoiando-se em revisão bibliográfica, e deixar claro o objetivo do artigo. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO: com diferentes títulos que podem ser divididos em subitens, deve-se discorrer sobre o assunto, apontando-se as bases teóricas, trazendo experiências e recomendações, discutindo e criticando situações, baseando-se ao máximo em bibliografia e normas técnicas.
CONCLUSÕES: quando couberem, devem ser redigidas de forma clara e concisa, coerentes com o(s) objetivo(s) estabelecido(s). Não devem ser uma simples reapresentação de outros parágrafos do artigo
EXEMPLOS:
REFERÊNCIAS
CAPÍTULO DE LIVRO
Autor distinto da obra no todo
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO ON-LINE
DOCUMENTOS LEGAIS
HOMEPAGE |
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Envio de manuscritos
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O artigo deverá ser enviado por meio do sistema no endereço http://www.abrh.org.br/rbrh/ ou https://mc04.manuscriptcentral.com/rbrh-scielo, de acordo com as instruções aos autores e de envio. |
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Contato:
Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Av. Bento Gonçalves, 9500, CEP: 91501-970,
Tel.: (55) 9 9133-5028- Porto Alegre - RS - Brasil
E-mail: rbrh@abrh.org.br e abrhidro@abrhidro.org.br