Publicações
About RBRH
Editorial Board
Instruction for authors
Submit manuscript
Indexation
Ethics
Regimento
Special Sections
RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources
ISSN 2318-0331
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources
ISSN 2318-0331
VOLUME. 18 - Nº. 2 - ABR/JUN - 2013
ARTIGO
Verificação da Variação do Comportamento Hidráulico em um Mecanismo de Transposição de Peixes do Tipo Escada em Diferentes Declividades
Fernando Luís Fonseca De Oliveira Tomé, Carlos Barreira Martinez, Marco Tulio Correa De Faria, Luiz Gustavo Martins Da Silva, Hersilia De Andrade E Santos, Edna Maria De Faria Viana
Resumo:
Sabe-se que a implantação de barramentos é uma das maiores causas da redução da população de peixes nos rios em todo o mundo. Devido a isso se tem buscado programar várias ações visando à mitigação desse impacto sobre o meio ambiente. Uma dessas ações é a implantação de mecanismos de transposição de peixes (MTP). Esses sistemas devem ter condições hidráulicas que permitam que os peixes sejam atraídos, e consigam passar entre os tanques e áreas de descanso durante a trajetória de subida. A fim de se reduzir o custo construtivo e de manutenção dos MTP busca-se projetar canais
com declividades maiores, que possam atender as necessidades dos peixes. Esse fato tem incentivado a pesquisa de novos arranjos de MTP que possam suprir a demanda dos peixes e, ao mesmo tempo, que represente uma redução dos custos de instalação. Esse trabalho apresenta o estudo de um arranjo de MTP do tipo ranhura vertical, com anteparos simplificados, operando em diferentes declividades. O caso, estudado nesse trabalho, apresenta como vantagem a simplicidade construtiva frente aos demais modelos propostos na literatura. Para isso, é levantada a perda de carga entre os tanques, a vazão adimensional, a dissipação de energia, a velocidade no modelo e a velocidade em um protótipo. Ao final apresenta-se a máxima declividade que esse mecanismo deve operar de modo a garantir uma condição de escoamento que seja compatível com a demanda dos peixes que habitam os rios do Brasil.
Sabe-se que a implantação de barramentos é uma das maiores causas da redução da população de peixes nos rios em todo o mundo. Devido a isso se tem buscado programar várias ações visando à mitigação desse impacto sobre o meio ambiente. Uma dessas ações é a implantação de mecanismos de transposição de peixes (MTP). Esses sistemas devem ter condições hidráulicas que permitam que os peixes sejam atraídos, e consigam passar entre os tanques e áreas de descanso durante a trajetória de subida. A fim de se reduzir o custo construtivo e de manutenção dos MTP busca-se projetar canais
com declividades maiores, que possam atender as necessidades dos peixes. Esse fato tem incentivado a pesquisa de novos arranjos de MTP que possam suprir a demanda dos peixes e, ao mesmo tempo, que represente uma redução dos custos de instalação. Esse trabalho apresenta o estudo de um arranjo de MTP do tipo ranhura vertical, com anteparos simplificados, operando em diferentes declividades. O caso, estudado nesse trabalho, apresenta como vantagem a simplicidade construtiva frente aos demais modelos propostos na literatura. Para isso, é levantada a perda de carga entre os tanques, a vazão adimensional, a dissipação de energia, a velocidade no modelo e a velocidade em um protótipo. Ao final apresenta-se a máxima declividade que esse mecanismo deve operar de modo a garantir uma condição de escoamento que seja compatível com a demanda dos peixes que habitam os rios do Brasil.
Palavras-chave: mecanismo de transposição de peixes, nova escada, parâmetros hidráulicos
89 visualizações
45 downloads
Contabilizado a partir de 10/08/2014
ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos