Publicações
About RBRH
Editorial Board
Instruction for authors
Submit manuscript
Indexation
Ethics
Regimento
Special Sections
RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources
ISSN 2318-0331
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources
ISSN 2318-0331
VOLUME. 3 - Nº. 3 - JUL/SET - 1998
ARTIGO
SIMULAÇÃO EXPLORATÓRIA DOS EFEITOS DAS MARÉS NA CIRCULAÇÃO E TRANSPORTE HIDRODINÂMICOS DA BACIA DO PINA
Resumo:
Um sistema computacional bidimensional
integrado na profundidade (2DH), adaptado e desenvolvido
pelo GMFA/UFPE, foi usado para tentar
simular a circulação e o associado transporte hidrodinâmico
induzido pelas marés na bacia do
Pina, componente do sistema estuarino da cidade
do Recife-PE. O propósito desse estudo foi o de
avaliar alterações, ainda em caráter exploratório, no
padrão da circulação e do transporte, causados por
diferentes amplitudes de marés (sizígia e quadratura).
Em todas as simulações foram utilizados treze
instantes de tempo com intervalos de 1 hora para a
observação dos campos de velocidades e de
transporte, produzidos durante um ciclo completo
da maré correspondente. Como resultado qualitativo
geral, obteve-se configurações de circulação
hidrodinâmica indicativas de afluxos e refluxos pela
bacia de acordo com a situação da maré. Na simulação
do transporte hidrodinâmico, a configuração
geral dos resultados obtidos, no caso de lançamento
de um poluente fictício no contorno forçante de
maré, ratificou as respostas do modelo hidrodinâmico
através de uma dinâmica de manchas de
concentrações indicativas de intenso espalhamento
pela maré, comparativamente com os resultados
dos lançamentos pelo contorno de fluxo nulo.
Um sistema computacional bidimensional
integrado na profundidade (2DH), adaptado e desenvolvido
pelo GMFA/UFPE, foi usado para tentar
simular a circulação e o associado transporte hidrodinâmico
induzido pelas marés na bacia do
Pina, componente do sistema estuarino da cidade
do Recife-PE. O propósito desse estudo foi o de
avaliar alterações, ainda em caráter exploratório, no
padrão da circulação e do transporte, causados por
diferentes amplitudes de marés (sizígia e quadratura).
Em todas as simulações foram utilizados treze
instantes de tempo com intervalos de 1 hora para a
observação dos campos de velocidades e de
transporte, produzidos durante um ciclo completo
da maré correspondente. Como resultado qualitativo
geral, obteve-se configurações de circulação
hidrodinâmica indicativas de afluxos e refluxos pela
bacia de acordo com a situação da maré. Na simulação
do transporte hidrodinâmico, a configuração
geral dos resultados obtidos, no caso de lançamento
de um poluente fictício no contorno forçante de
maré, ratificou as respostas do modelo hidrodinâmico
através de uma dinâmica de manchas de
concentrações indicativas de intenso espalhamento
pela maré, comparativamente com os resultados
dos lançamentos pelo contorno de fluxo nulo.
Palavras-chave: Efeitos das Marés
77 visualizações
21 downloads
Contabilizado a partir de 10/08/2014
ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos